Nos dias 12 e 13 de Setembro, a nossa Clariter’s Crowdsourcing Best Practice participou na conferência anual da Semana de Crowdsourcing em São Francisco com Manuel Gambardella, Director da Crowdsourcing Best Practice, Tommaso Lucentini, Director de Marketing e Diretor da Crowd e Denis Ughelini, Community Manager Itália.

Este foi o nosso terceiro ano de presença após a London Crowdsourcing Week 2016 e a de Washington em 2018. O foco da conferência deste ano foi “Breakthrough”. Principalmente focado na participação da comunidade e nos desafios da inovação aberta.

Epi Ludvik Nekaj, o Fundador e CEO da Crowdsourcing Week, iniciou o evento resumindo o estado da economia da Crowd, que está influenciando muitos setores, desde empresas sociais, bancos, telecomunicações e setores de mídia até governos, e também está reformulando serviços profissionais para indivíduos.

Através deste artigo, queremos destacar os três principais conceitos que acreditamos profundamente que o crowdsourcing está impactando mais em 2019 e será fundamental para o futuro também.

Todos somos crowdsourcing.

A Crowd está a fazer negócios consigo, queira ou não.

O mundo mudou. Os clientes – que fazem parte da Crowd- reclamam nas redes sociais e em sites dedicados, avaliam seu produto ou serviço no Trustpilot, App Stores ou Trip advisor.

Qualquer pessoa tem acesso a esse conteúdo, todos podem ser influenciados positiva ou negativamente. Empresas que decidem terceirizar, perguntam proativamente a os seus clientes como satisfazer as suas necessidades.

Esta abordagem, que nós adotamos absolutamente, permite que os clientes se sintam parte da criação do produto que eles irão eventualmente usar. Hoje em dia os clientes entendem o cenário do mercado e você realmente deve querer ouvir o que eles têm a dizer.

O resultado é um incrível retorno sobre o investimento. As pessoas que colaboram com empresas de pro-crowdsourcing apreciam ter sido ouvidas. Uma vez lançado, o produto incluirá recursos e ajustes sugeridos pelos próprios clientes.

Crowdsourcing é então uma ferramenta mágica que dá às empresas respostas às suas perguntas existenciais: Quem são os meus clientes?, Como posso satisfazê-los?

Crowdsource se queres acompanhar o ritmo do mundo atual.

Crowdsourcing também tem a possibilidade de se mover mais rápido do que qualquer empresa e para resolver, consequentemente, qualquer tipo de problema.

Empresas que confiam na sabedoria da Crowd têm uma vantagem fundamental contra empresas que não confiam no Crowdsourcing, pelo menos não da maneira certa. (Vamos explicar mais abaixo). O primeiro tipo de empresas pode contar com milhares de pessoas qualificadas, vindas de qualquer parte do mundo, como uma extensão de sua equipe interna

A Crowd pode criar novos produtos e serviços através de desafios de inovação aberta, ou validar as ideias e produtos das empresas antes que eles sejam lançados no mercado, e é exatamente isso que estamos fazendo para nossos clientes com nossa Qalya Suite .

A Crowd fornece às organizações seu feedback honesto e verdadeiro sobre eles, e este mecanismo funciona melhor do que qualquer outra ação para aumentar a reputação das empresas. 

E antes que pense que confiar na sabedoria das Crowds é inútil e inútil, deve saber que empresas como a Nasa, Enel, Google, TIM, MIT, Google e muitas outras, têm usado o crowdsourcing há muitos anos, provando resultados excepcionais em termos de reputação e negócios.

As empresas precisam de ter uma estratégia para a Crowd.

Para as organizações, está se tornando crucial ter uma estratégia de crowd e não apenas projetos de crowd.

Porquê? Porque gerir a Crowd não é uma coisa fácil!

É por isso que é fundamental confiar nos especialistas em crowdsourcing antes de entrar no All-In com o crowdsourcing. Qualquer que seja o seu papel na empresa, a menos que você já tenha gerenciado um projeto de crowdsourcing, pode enfrentar grandes adversidades indo sozinho.

Crowdsourcing pode ser um boomerang!

Pode obter resultados totalmente diferentes com base no quão bem você conseguir esses fatores:

  • Certificando-se de fazer as perguntas certas
  • Construindo uma comunidade de embaixadores de marca confiável e eficaz
  • Recuperando o feedback certo de centenas de milhares de pessoas diferentes.
  • Evitando criar outro canal de atendimento ao cliente
  • Criar uma melhor prática de crowdsourcing pura.
  • Quem ouvir? A multidão ou as suas equipas internas?

A fim de começar com o pé direito, você pode seguir diferentes abordagens com base em suas necessidades:

  1. Crie a sua própria equipa interna e experiente de crowdsourcing.
  2. Contratar consultores de Crowdsourcing para fazê-los trabalhar com suas equipes internas.
  3. Trabalhe com empresas e comunidades de crowdsourcing experientes que fazem todo o trabalho para si.

O momento da verdade!

Participar da semana de crowdsourcing para nossa equipe Clariter é sempre um momento introspectivo para entender se a direção que estamos tomando é a típica ou é completamente diferente da de nossos colegas e empresas parceiras.

É um momento em que nos encontramos com parceiros e clientes actuais e futuros, ouvimos novas ideias e partilhamos as nossas.

Uma coisa é certa.

O crowdsourcing traz benefícios tanto para as empresas como para as pessoas.

Crowdsourcing dá às empresas a oportunidade de ouvir seus clientes e dá às pessoas a oportunidade de serem ouvidas e contribuírem fazendo a diferença para o seu próprio futuro e o futuro de outras pessoas.

Um enorme obrigado à equipe da semana Crowdsourcing e a todas as pessoas com quem tivemos o prazer de compartilhar idéias.

Share this with your contacts: